Nossa Equipe

 

Coordenadores

 

    Rectangle 23       João da Costa Pantoja
 Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia na área de Estruturas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, desde agosto de 2014.
 
 
Lattes



    Rectangle 23       

Marcio Augusto Roma Buzar

 É professor Associado 3 da Universidade de Brasília onde também atuou como Coordenador do PPG-FAU-UnB. Atua no programa de Pós-Graduação da FAU-UnB nas áreas de tecnologia da construção e sistemas estruturais, dando ênfase ao estudo de novos materiais como concreto translúcido, concreto leve, concreto colorido, desenvolve trabalho sobre o uso de resíduo da construção RCD e EPS.
 
 
Lattes




Pesquisadores

 

    Rectangle 23      Lenildo Santos Silva
É professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto de estruturas em Concreto Armado e Metálicas.
 
  • Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994);
  • Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (1997);
  • Doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2003)
 
Lattes

 

 

 

    analuiza      Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa
Atuou como chefe do Departamento de Edificações - DEDI, da NOVACAP - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (2015-2017) e como Diretor do CEPLAN - Centro de Planejamento Oscar Niemeyer - UnB (2020-2021). Tem experiência acadêmica em Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Arquitetura, Estruturas e Representação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, projeto, sistema estrutural, estrutura de concreto, desenho técnico e BIM - Building Information Modeling. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT-UnB).
 
  • Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003);
  • Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2010);
  • Doutorado pela Universidade de Brasília (2019);
  • Especialização Master em Estruturas de Edificações pela Universitat de Barcelona (2022).
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Humberto Varum
Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. É Membro Integrado da Unidade de Investigação “CONSTRUCT, Instituto de I&D de Estruturas e Construção”. Foi Perito Nacional Destacado no laboratório ELSA (European Laboratory for Structural Assessment), do JRC (Joint Research Centre), da Comissão Europeia, em Itália JRC, no período de Julho de 2009 a Agosto de 2010. Desde maio de 2015, é membro da Direção do Instituto da Construção, da Universidade do Porto. É membro do Comité Nacional do ICOMOS (Council on Monuments and Sites), desde 2009, e Expert Member do ISCEAH (International Scientific Committee of Earthen Architectural Heritage), desde 2011. Participou em várias missões de reconhecimento pós-sismo, nomeadamente em L’Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emília-Romanha (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017). Os seus principais interesses de investigação incluem: avaliação, reabilitação e reforço sísmico de estruturas, e reabilitação e reforço sísmico de construções históricas.
 
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Erondina Azevedo de Lima 
 Atualmente é professora adjunta na Universidade de Brasília (UNB)/ Brasil. As áreas de atuação: Modelagem, Física Ambiental e Ensino.
 
  • Licenciada em Física (UFMT)
  • Doutora em Física Ambiental (2015)
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Valmor Cerqueira Pazos
Atualmente é Técnico de Laboratório da Universidade de Brasília, Professor da Escola Técnica de Brasília. Coordenador Técnico do Curso de pós-graduação a distância em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística da Universidade de Brasília. Ocupou a função de Coordenador de Inovações Tecnológicas da Escola Técnica de Brasília.
 
  • Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2006)
  • Licenciado em Informática pelo Centro Universitário de Brasília (2004);
  • Bacharel em Ciência da Computação - Faculdades Integradas do Planalto Central (2001)
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Luísa Bueno Brito
Atualmente presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Brasília. Estagiou no "Laboratório Aberto de Brasília (LAB)" e na Airbus Defence and Space em Manching, na Alemanha. Trabalhou temporariamente como Projetista na "ESC Escape Room" e como Instrutora de robótica e de cursos da plataforma VcMaker na "Robotclub - robótica educacional". Foi ex-presidente da EMBS-UNB (Engineering in Medicine & Biology Society), capítulo estudantil da IEEE-UnB responsável pela área de Engenharia Biomédica e agora é atual secretária do capítulo.
 
  • Engenheira Mecatrônica na Universidade de Brasília;
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Luiz Roberto da Cunha Freitas Jr.
Atualmente é diretor de projetos e novos negócios da Quantec Brasil Geociências e presidente da Associação Brasil Melhor. Experiência de mais de 20 anos na área de Geociências, Gerenciamento de projetos multidisciplinares e desenvolvimento de pesquisa e inovação.
 
  • Graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1994);
  • Especialização em Gerência de Projetos pela UDF (Cruzeiro do Sul);
  • Pós "lato Sensu" em Negócios Disruptivos no IESB;
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Paulo de Souza Tavares Miranda
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Juazeiro do Norte-CE. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Estrutural e Sísmica, atuando principalmente no seguinte tema: estruturas de concreto.
 
  • Graduação em Engenharia Civil pela UFC - Universidade Federal do Ceará (1999).
  • Mestre em Estruturas pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2010).
  • Doutor em Estruturas pela FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal. 
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      José de Souza Junior
Advogado, destaca-se como um profissional versátil e inovador. Sua expertise em gestão capacita-o a desenvolver estratégias de prevenção e mitigação de riscos, e sua abordagem visionária o torna uma referência na busca por excelência no cenário profissional do futuro.
 
  • Doutorando em Business Administration pela University of Bordeaux;
  • Doutorando em Business Administration pela University of Bordeaux;
  • Mestrado em Finanças pela Sourbonne Université Paris;
  • MBA em Cibersegurança e Digital Business pela FIA;
  • Pós-Graduação em Gestão de Negócio pela Fundação Dom Cabral;
  • LLM em Direito Empresarial pelo IBMEC;
  • Pós-Graduação em Direito Público pela DAMÁSIO;
  • Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil pela UNIVEM
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Nathaly Sarasty Narváez
Possui experiência em projetos residenciais e comerciais de Estruturas de Concreto e Aço, bem como em Reforço Estrutural. Como docente, tem atuado no Centro Universitário de Brasília, CEUB, desde 2013 nos departamentos de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Elétrica e Computação, além de integrar recentemente o corpo docente do Mestrado em Arquitetura na disciplina de Sistemas construtivos, materiais e tecnologias. Também atua como docente e palestrante no MBA em Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações do Instituto de Pós-graduação de Goiânia (IPOG) desde 2015. Faz parte do grupo de pesquisa Palimpsesto Crítico do CEUB e é pesquisadora colaboradora externa da FAU da UnB.
 
  • Engenharia Civil pela Universidade de Nariño, Colômbia (2009);
  • Mestrado em Engenharia Civil na área de Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012);
  • Doutorado em Estruturas e Construção Civil na Universidade de Brasília (2022).
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Glaucyo de Oliveira Santos
Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: software educativo, ensino de engenharia, elementos finitos e método das forças. Atua em elaboração de projetos e de reforços em estruturas metálicas, concreto armado e protendido em obras de infraestrutura e edificações
 
  • Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (1993);
  • Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2003).
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Yago Wilton Pacheco Martinatti
Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em dimensionamento de estruturas em aço e engenharia diagnóstica, com a realização de inspeções in situ para identificação de não conformidades na edificação e elaboração de pareceres, laudos e projetos. Realizou trabalhos e publicações relacionadas ao dimensionamento de reforços estruturais em aço, estruturas metálicas, patologias em fachadas e modelagem numérica.
 
  • Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2021).
  • Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Brasília (2015)
 
Lattes

 

 

 

    Rectangle 23      Iberê Pinheiro de Oliveira
Lecionou como professor do Centro Universitário ICESP. Doutorando do programa PPG- FAU , análise dos fatores imobiliários com variáveis como Obsolescência, Depreciação, Desempenho e Degradação. Engenheiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Perito Judicial e Assistente em diversas perícias na área de Engenharia Civil. Consultoria para conservação do Patrimônio edificado e estudos de Patologias em Sistemas Construtivos - Incluindo patrimônios históricos Artísticos, Culturais com Teatro nacional de Brasilia, Museu das Cidades - Brasilia e Centro de Convenções de Anápolis (GO) Membro participante das revisões das Normas 16747, 14653, 6118, 15575
 
  • Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais;
  • MBA em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia;
  • MBA em Projeto Execução e Manutenção de Edificações. (UniCEUB);
  • Mestre pela FAU/ UNB - na área de Depreciação, Degradação e Desempenho de edificações.
 
Lattes

 

 

 

 

    Rectangle 23      Naiara Guimarães de Oliveira Porto
Doutoranda na área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, financiada pela FAP/DF. Atua na área de engenharia civil, com ênfase em análise e reabilitação estrutural, patologias das estruturas e engenharia diagnóstica, com a realização de perícias, inspeções especializadas e elaboração de laudos e projetos. Realizou trabalhos e publicações relacionados aos estudos de concreto armado, metodologias de análise de danos em edificações e em patrimônios culturais. Atualmente faz parte como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído - LabRAC da Universidade de Brasília e faz parte, como pesquisadora, dos projetos de pesquisa "Desenvolvimento Regional, Governo e Pós-Pandemia FNDE/UNB" e "Avaliação estrutural e reabilitação do ambiente construído considerando o estado de conservação do patrimônio - Universidade de Brasília - Propostas de intervenção para adequação da segurança e durabilidade da estrutura (INFRA/UNB)".
 
  • Mestrado em Reabilitação Estrutural de Edifícios pela Universidade de Coimbra (2020);
  • Especialização em Reabilitação Ambiental e Sustentável Arquitetônica e Urbanística (em andamento);
  • Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Brasília (2016).
 
Lattes

 

 

 

 

    analuiza      Ana Luiza Alves de Oliveira
Doutora em estruturas pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no qual propôs o Método Acoplado Integridade e Segurança - Método MAIS - para a avaliação de edificações em concreto armado. Foi também professora no curso de engenharia civil do UniCeub, entre 2016 e 2018, lecionando disciplinas como mecânica dos sólidos, desenho técnico e materiais de construção civil. Atualmente é participante do projeto de pesquisa Desenvolvimento Regional, Governo e Pós-Pandemia da FAU-UnB com a FINATEC; pesquisadora do Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído (LABRAC); e do programa de pesquisa sobre Estruturas Existentes - Metodologia de Avaliação com Base em Confiabilidade do PPG-FAU; além de ser diretora da empresa CSTC Engenharia, que atua nos seguintes temas: impermeabilização, estruturas em concreto armado, desempenho e patologias. Fez intercâmbio de 6 meses em Montreal, Canadá e atualmente é pontífice na pesquisa entre Portugal (FEUP) e Brasil (FAU-UnB).
 
  • Graduou-se em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) em 2014 em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) em 2015.
  • Em 2016 tornou-se Mestre na área de tecnologia, sustentabilidade e meio ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB.
 
Lattes

 

 

 

    analuiza      Sara Prado Novais Moura
Interesse em temas de Avaliação e Recuperação de Estruturas Existentes. Pesquisadora, possui programas de iniciação científica, grupos de pesquisa e artigos científicos publicados nacionalmente e internacionalmente.
 
  • Doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB);
  • Mestre pela UnB com sanduiche na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP);
  • Especialização em Projeto, Execução e Manutenção de Edificações pelo UniCEUB (2019). Bacharela em Engenharia Civil pelo UniCEUB (2017).
 
Lattes

 

 

 

    analuiza      Pedro Praia Fiuza Dias Pinto
 Atuante profissionalmente no mercado como gerente BIM de um escritório, desenvolve trabalho autoral como arquiteto sendo autor de edifícios de grande porte de arquitetura predial corporativa e arquitetura aeroportuária.
 
  •  Doutorando na área de tecnologia pela FAU-UNB (Universidade de Brasília) com pesquisa no campo da modelagem de estruturas complexas.
  • Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Brasília (2013).
  • Mestre na área de tecnologia pela FAU-UNB (Universidade de Brasília), na área de compatibilização de Sistemas Estruturais em BIM.
  • Possui título de Master BIM Specialist pela instituição espanhola Zigurat.
 
Lattes

 

 

 

    analuiza      Pollyana da Silva Bomfim
Pesquisadora PIBIC na área de Estruturas e Conservação de edificações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, desde agosto de 2021.
Realizou trabalhos com ênfase em conservação de edifícios e reuso de materiais em construção civil.
 
  •  Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2021).
 
Lattes

 

 

 

    analuiza      Philipe Queiroz Rodrigues
Mestrando na área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, financiado pela CAPES. Possui experiência em projetos residenciais e comerciais de Estruturas de Concreto, simulações numéricas, modelagem BIM e desenho paramétrico. Especialista em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG (2020). Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável pela Universidade de Brasília - UnB (Reabilita, 2021). Participou do Projeto de Pesquisa: "Desenvolvimento Regional, Governo e Pós-Pandemia" (2021). Tem interesse nos seguintes temas: análise dinâmica das estruturas, confiabilidade, concreto estrutural, retrofitting sísmico.
 
  • MBA em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG (2020)
  •  Especialização em Reabilitação Ambiental e Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília (2021);
  • Graduação em Engenharia Civil pelo Universidade Paulista (Campus Brasília) (2018);
 
Lattes

 

 

 

    analuiza      Stefano Galimi
Arquiteto e urbanista formado pelo Politécnico de Turim, possui dupla graduação internacional em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Brasília - UnB, programa de pós-graduação strictu-sensu, na área de Tecnologia, Estrutura e Ambiente Construído (PPG-FAU / UnB). 
 
  • Doutor em Arquitetura pela Universidade de Brasília - UnB, programa de pós-graduação strictu-sensu, na área de Tecnologia, Estrutura e Ambiente Construído (PPG-FAU / UnB).
  • Professor substituto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
  • Professor titular do Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB) nas áreas de Projeto de Arquitetura, Expressão - Representação, Sistemas Estruturais e Computação Gráfica - B.I.M.
 
Lattes