Projetos Labrac

09 de Agosto de 2023

 

 

Avaliação estrutural e reabilitação do ambiente construído considerando o estado de conservação do patrimônio – Universidade de Brasília.

 

Ampliar as atuais capacidades analíticas e projetais da UnB, e de suas unidades, com a geração de resultados concretos e observáveis para o Distrito Federal, que serão devidamente reincorporados à formação de novos profissionais por meio das estruturas educacionais e de pesquisa da Universidade de Brasília

 

Arquivos

 

RELATÓRIO TÉCNICO 01/2022 - Outubro / 2022 

 

RELATÓRIO TÉCNICO 01/2023 - Março / 2023




08 de Agosto de 2023


Desenvolvimento Regional, Governo e Pós-Pandemia

2021 - 2023: Desenvolvimento Regional, Governo e Pós-Pandemia

Ampliação da capacidade operacional da Universidade de Brasília, no esforço para a realização de pesquisas e de desenvolvimento de metodologias objetivas de planejamento executivo das ações de resposta para reativação econômica, de melhoria social e aumento da eficiência governamental, no âmbito do Distrito Federal, para o período pós-epidemia, tanto imediato quanto de longo prazo.

 
A Mobilidade em Tempos de Pós-Pandemia: Projeto, Construção e Testagem de Triciclo com Pedal Assistido por Motor Elétrico

 

 

2023 - A Mobilidade em Tempos de Pós-Pandemia: Projeto, Construção e Testagem de Triciclo com Pedal Assistido por Motor Elétrico Uma Alternativa de Transporte Individual nas Ciclovias do Distrito Federal.

 

As cidades brasileiras, nas últimas duas décadas, vêm passando por inúmeras transformações a nível de conformação, configuração e relação dos espaços urbanos. Este processo foi intensificado recentemente pela ocorrência da Pandemia do Corona Vírus que forçou, de certa maneira, o cambiamento dos espaços confinados e protegidos por espaços abertos livres e públicos mais seguros e salubres.

 

Esta conjuntura gera, até os dias de hoje, reflexos profundos nas questões que envolvem o transporte coletivo, sobretudo, com relação à mobilidade urbana. As aglomerações inerentes ao uso do transporte coletivo fizeram com que muitos usuários buscassem novas formas de transporte e mobilidade dentro da cidade, engajando-se no processo de qualificação da própria saúde física e mental (PREF. BH, Summit Mobilidade, 2021) e em maneiras alternativas de viabilizar a sua locomoção, seja para o trabalho, estudos e tarefas pessoais e lazer. Segundo o censo do IBGE de 2010, mais de 80 da população brasileira vive em cidades. A Organização das Nações Unidas ONU prevê ainda que em 2030 a população urbana brasileira passará para 91. A taxa de urbanização brasileira é superior aos países mais desenvolvidos. No mundo, este valor recentemente ultrapassou os 50, segundo o World Facebook (CIA, 2010). Os demais países integrantes do bloco BRICS também possuem percentual de urbanização inferior ao do Brasil tendo a Rússia com 73 de sua população em áreas urbanas, a África do Sul, 61, a China, 47, e a Índia, apenas 30. Em caminho contrário à tendência de urbanização em todo o planeta, o modelo de desenvolvimento urbano brasileiro não induz o crescimento econômico com equidade e sustentabilidade voltados à requalificação das cidades ou à mitigação dos problemas existentes (CIDADES, 2018).

 

A falta de qualidade do transporte público coletivo faz crescer a migração dos usuários para o transporte individual motorizado (automóveis e motos) agravando ainda mais o problema. Neste sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas de inovação a fim de estabelecer novas alternativas de transporte individual e coletivo nas cidades brasileiras, em especial do Distrito Federal visto que a maior parte das cidades que compõe a região possuem relevo favorável além de alguns sistemas de circulação cicloviária já implantados.

 

Teste com o primeiro protótipo do EcoT

 

 


Monitoramento, Análise Estrutural e Verificação de Segurança e Desempenho do Edifício do INCRA

 

2021 - Monitoramento, Análise Estrutural e Verificação de Segurança e Desempenho do Edifício do INCRA utilizando dados de sensores diversos e Inteligência Artificial com uso de Deep Learning
predio incra
O envelhecimento de estruturas de grande porte é uma realidade nos centros urbanos. Nas grandes cidades brasileiras é muito comum a existência de inúmeros edifícios antigos que apresentam patologias decorrentes em função de seu envelhecimento. Essas patologias agravam o risco de colapso parcial ou total da estrutura e geram sensação de insegurança nos usuários, causando grande preocupação para síndicos e gestores. Por outro lado, do ponto de vista de engenharia, a avaliação de segurança, desempenho e a proposição de restauro e reforço de estruturas antigas é um problema desafiador. Pois há necessidade de se fazer um estudo detalhado da edificação, procurando identificar as patologias presentes, a origem dessas patologias e grau de comprometimento da estrutura para que possa ser possível definir medidas corretivas. Além disso, essas estruturas, em geral, não possuem mais o projeto estrutural original, como no caso presente, uma vez que as plantas com os desenhos da estrutura, detalhamentos das armaduras, arranjo estrutural já foram consumidas pelo tempo, dificultando sobremaneira a realização de uma análise estrutural convencional através de modelos numéricos.

 

Dessa forma, a utilização de ensaios não destrutivos e monitoração estrutural são valiosas ferramentas para análise do comportamento estrutural no estágio atual, bem como para avaliar a severidade das patologias encontradas in loco. Esses testes são usados também para calibração dos modelos numéricos necessários para a elaboração das análises estrutural e definições de medidas corretivas, tais como o projeto de restauro e/ou reforço da estrutura. No presente estudo, tomou-se como objeto de estudo o edifício sede do INCRA, cuja tipologia estrutural tem características peculiares, composta por estrutura mista formada por 42 vigas de transição, igualmente espaçadas, em concreto armado no nível da sobreloja, as quais apoiam toda a estrutura metálica de 22 pavimentos tipos.

 

Tendo em vista as patologias existentes e a peculiaridades do sistema estrutural, se faz necessário realizar o trabalho de monitoramento da estrutura da edificação e tratamento dos dados com técnicas de Machine Learning para se obter predições do comportamento da estrutura quando ocorre variações em variáveis tais como redução de seção na estrutura metálica, folga e/ou falta de parafuso em ligações. Estas previsões do comportamento da estrutura servirão de orientação para desenvolvimento da metodologia de manutenção bem como para elaboração de projeto de reforço e recuperação estrutural que poderão ser utilizados em outros edifícios antigos que necessitem de um plano de recuperação.