Estudo da digitalização e modelagem para a preservação e reabilitação do ambiente e da memória.

 

Introdução

A utilização de tecnologias e ferramentas computacionais atuais pode ser de grande valia na preservação do patrimônio cultural arquitetônico brasileiro. Seja da arquitetura vernacular indígena, seja da herança colonial ou da valiosa arquitetura modernista brasileira, o estudo da aplicação de novas técnicas de levantamento, modelagem e documentação arquitetônica se faz necessário.  Nesse sentido esse estudo busca explorar o uso dessas tecnologias como ferramenta de auxílio na documentação, registro e divulgação do patrimônio material e imaterial arquitetônico do Brasil, por meio da documentação tanto de edificações como dos processos construtivos, com o uso de levantamento cadastral por nuvem de pontos com o uso de VANTs e da modelagem e parametrização BIM.

O patrimônio cultural arquitetônico brasileiro, (vernacular, indígena, colonial e moderno) encontra-se ameaçado desde tempos passados por diversos fatores.  Seja pela pela especulação imobiliária nos centros urbanos, pela falta de políticas de conservação por parte do governo e instituições ou pela pressão fundiária que sofrem os povos originários no Brasil. As constantes ameaças e as poucas ações de preservação do patrimônio cultural edificado são fatores que indicam a necessidade de produção de modelos de documentação e reconstrução digital de cidades, edifícios, monumentos, obras de arte e artefatos de valor patrimonial cultural, além da própria realidade da sociedade contemporânea visual e imagética, híbrida do real e do virtual, que demanda a digitalização do mundo físico e a construção de modelos tridimensionais digitais vo ltados aos mais diversos usos.

 

 

Objetivo

 

No recorte temático deste projeto, a investigação das técnicas de documentação e salvaguarda do patrimônio arquitetônico cultural formam o vetor principal de pesquisa, que requer uma abordagem multidisciplinar da equipe de pesquisadores, haja vista as diferentes áreas de conhecimento envolvidas no processo de digitalização e modelagem, realizado a partir de diferentes bases de dados em múltiplas escalas – objetos, edifícios, distritos intraurbanos, cidades e regiões interurbanas.

 

O projeto tem como objetivos: 

a)  Investigar de que forma os modelos digitais impactam e colaboram nos processos de documentação, preservação e reabilitação do Patrimonio arquitetônico e da memória.

 

b)  Estudar a aplicação das boas práticas da modelagem de informação da construção no registro, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural edificado nas suas mais diferentes escalas, da obra de arte presente na arquitetura, ao edifício, o urbanismo e a ocupação do território.

 

c)  Documentar e registrar por meio de tecnologias digitais, técnicas e tradições construtivas tradicionais vernaculares e da arquitetura indígena; 

d)  Analisar as técnicas e protocolos de levantamento digital por nuvem de pontos e criação de modelo HBIM para documentação de obras de arte de valor patrimonial no contexto da arquitetura moderna;

 

e)  Aplicar de técnicas de levantamento cadastral e inspeção digitais por meio de escaneamento a laser e fotogrametria nos processos de detecção de patologias, conservação e reabilitação de estruturas de valor patrimonial cultural e histórico;

 

f)   Estudar a interoperabilidade entre modelos HBIM para simulações e análises do comportamento estrutural como ferramenta de preservação e reabilitação de ambiente construídos de valor patrimonial histórico.

 

g)  Simular processos de Imersão visual com uso das técnicas de narrativa virtual DAS (Digital Story Telling) na preservação e valorização da memória a partir da aplicação de tecnologias como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Gêmeos Digitais, a partir de experiências focadas nos processos cognitivos presentes na percepção da arte, da arquitetura e da cidade.

 

 

Justificativa

 

A presente pesquisa se faz necessária diante do constante estado de ameaça que se encontra o patrimônio arquitetônico brasileiro além necessidade de investigação acerca das novas tecnologias que podem colaborar com o registro de bens culturais materiais e imateriais. 

 

O patrimônio cultural arquitetônico brasileiro, (vernacular, indígena, colonial e moderno) encontra-se ameaçado desde tempos passados por diversos fatores.  As constantes ameaças e as poucas ações de preservação do patrimônio cultural edificado são fatores que indicam a necessidade da aplicação de tecnologias de levantamento digital por imagens e modelagem de informação para produção de modelos de documentação e reconstrução digital de cidades, edifícios, monumentos, obras de arte e artefatos de valor patrimonial cultural; além da própria realidade da sociedade contemporânea visual e imagética, híbrida do real e do virtual, que demanda a digitalização do mundo físico e a construção de modelos tridimensionais digitais voltados aos mais diversos usos. 

 

Atualmente existe um grande conjunto de tecnologias e ferramentas, relacionadas a geoprocessamento e inteligência artificial que podem ser utilizadas na geração destas informações. As imagens que resultam das missões de levantamento de dados digitais após processados e tratados geram informações úteis ao trabalho de levantamento e modelagem paramétrica, atualmente existe um grande conjunto de tecnologias e ferramentas, relacionadas a geoprocessamento fotogrametria e inteligência artificial que podem ser utilizadas na geração destas informações, treinar os pesquisadores do LabRAC no uso destas tecnologias também é parte da tarefa dessa atividade de pesquisa.

 

 

Resultados esperados

 

Como parte dos resultados esperados esta o aprofundamento, por parte da equipe de pesquisadores do LabRAC, nas técnicas de levantamento e modelagem digitais para documentação de patrimônio arquitetônico, para iniciar um banco de dados e um inventário HBIM de elementos da arquitetura e engenharia de valor patrimonial.

 

Desenvolvimento de protocolos e rotinas de trabalho em modelagem BIM para organização de informações geométricas e não geométricas (Patrimonio material e imaterial) no modelo de informação para documentação.

 

 

Conclusão

 

A necessidade de desenvolvimento de pesquisa e realização de ações que fomentem a digitalização, documentação, salvaguarda e reabilitação do patrimônio arquitetônico brasileiro é essencial para o processo de resgate da memória e identificação de um povo com sua cultura.

 

A possibilidade de inserção de metadados e informações não geométricas e a classificação ontológica no modelo HBIM enquanto elemento tridimensional e multidisciplinar de organização de dados, pode ser de grande valia não só no registro e preservação do patrimônio material como também na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial brasileiro.

 

Enfim, A documentação e preservação de ambientes construídos e tecnologias construtivas de valor patrimonial é fundamental para a manutenção da cultura e preservação da memória do Brasil. 

 

Parceiros

  • Universidade do Porto/ PT - Prof. Humberto Varum
  • Universidade de Aveiro/ PT - Prof. Hugo Felipe Pinheiro Rodrigues
  • Università di Chieti-Pescara/ IT - Prof. Valentino Sangiorgio